segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Foi aprovado o projeto LIDERA

O projeto “Catalisador de Oportunidades de Emprego e Empreendedorismo Jovem Transfronteiriço” (acrónimo LIDERA) foi aprovado no âmbito do programa “Interreg V A España Portugal 2014-2020 (POCTEP)”, com o objetivo de promover o desenvolvimento económico transfronteiriço através das capacidades laborais e de empreendedorismo jovem do território.

O projeto LIDERA é composto por três eixos de intervenção: Cresce, Catalisa e Empreende. No domínio do eixo “Cresce” destaca-se a criação de uma rede transnacional para apoiar a empregabilidade da população jovem no território e o impulso do espírito empresarial. Relativamente ao domínio do eixo “Catalisa”, pretende-se melhorar, potenciar e promover a viabilidade de projetos e ideias da juventude, através da realização de atividades de tutoria, aconselhamento individualizado, formação personalizada e coaching pessoal. Por fim, no eixo “Empreende” contempla atividades destinadas a iniciativas, ideias e empresas que pretendam iniciar uma nova linha de negócio e que contem com um grau de maturidade suficiente.

Neste contexto, estabelece como objetivos específicos: i) Facilitar a adaptação e a colocação de jovens que não estão no mercado de trabalho e jovens desempregados, através da realização de atividades que melhorem a busca ativa de emprego, a capacitação jovem, melhorando a empregabilidade e apostando no valor das suas preocupações pessoais; ii) facilitar o emprego jovem e as oportunidades de criação de emprego com base no trabalho e empregadores através do desenvolvimento de atividades personalizadas, dentro da rede de apoio à empregabilidade para a população jovem; iii) criar equipas de jovens com um alto envolvimento na procura ativa de emprego através da implementação de uma ideia de negócio.

Este projeto tem como sócios a Dirección Xeral de Xuventude, Participación e Voluntariado; Fundación Galicia Europa; Cámara Oficial de Comercio, Industria, Servizos e Navegación de Santiago de Compostela; Asociación Comercial De Emprendedores De Galicia; Federação Nacional das Associações Juvenis; Instituto Português do Desporto e Juventude e a Comunidade Intermunicipal Do Ave. As medidas de execução do projeto estão calendarizadas entre 2016 e 2019, com um orçamento total de 1.428.692,93 €.


Share/Bookmark